sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Da Terra à Lua


Hoje acordei meio resfriado e saudosista. Não sabia bem o motivo, mas pensei em escrever sobre Júlio Verne (Jules Gabriel Verne, 1828-1905) não fazer parte do imaginário da molecada atual, uma vez que a tecnologia já concretizou muito de sua ficção científica, como o submarino, por exemplo. "Viagem ao centro da Terra", "Vinte mil léguas submarinas", "Volta ao mundo em 80 dias", "Da Terra à Lua", "Viagens extraordinárias", obras que ispiraram filmes, desenhos animados e até viagens musicais, hoje em dia nem a gurizada mais nerd conhece. Não que falte fantasia, há os universos de Tolkien, dos vampiros, de Jornada nas Estrelas, de Guerra nas Estrelas e do Harry Potter para ajudar a encantar um mundo já tão desencantado. Interrompi a idéia de escrever sobre Júlio Verne ao descobrir porque isso tinha vindo à minha mente: hoje é aniversário da Claudinha, minha prima aproximadamente um ano mais nova que eu. Quando tínhamos entre cinco e sete anos, já gostávamos de imaginar como seria legal se os telefones mostrassem também a imagem das pessoas, se pudéssemos passar na TV os filmes que passavam no cinema na hora que desejássemos, se cada pessoa pudesse ter seu próprio telefone e andar sempre com ele, enfim, essas coisas impossíveis que só existem na imaginação das crianças e de adultos visionários. É também aniversário da Carolina, uma grande amiga, colega dos tempos de faculdade, sabedora de muitas de minhas venturas e desventuras. Atualmente mora a poucos passos da minha residência e nossas agendas descombinadas só permitiram uma visita este ano. Eu tenho a terrível capacidade de lembrar do aniversário de todo mundo um dia depois, aí mando algum tipo de recado envergonhado e recebo uma resposta polida de que está tudo bem. Não fosse o orkut, amigos e conhecidos jamais seriam parabenizados em tempo hábil. Já amarrei barbante no dedo e coloquei bilhetes pela casa, mas se eu não telefonar hoje, espero que a Claudinha e a Carol pensem em algo que as traga ao blog, como eu lembrei de Júlio Verne, e me perdoem por sempre vaguear "Da Terra à Lua".

10 comentários:

Ninguém envolvente disse...

Adorei os temas do seu blog! Aumente seu pênis e poder da maquiagem, foram demais rs! Voltarei mais vezes... um abraço!

Paulo César Nascimento disse...

Ninguém envolvente: muito obrigado! Volte sempre! Abraços!

Pepper Popps disse...

Vinte mil léguas submarinas foi um dos meus primeiros livros... lembro-me que li meio a contra gosto, ordens da professora de literatura mas foi gráças a esse livro que adquiri grande gosto pela leitura, e hoje nem sei dizer quantos livros já li.
Crédito à Júlio Verne!
Beijos!

Drama Queen disse...

Eu adorava Júlio Verne, ele foi um dos responsáveis por eu ter me tornado uma viciada em leitura!
Foi aos 8 anos que me apaixonei por "Viagem ao centro da Terra".

E caso a Carolina e a Claudinha passem por aqui: Feliz Aniversário!

Heleninha disse...

sabe que, eu mesma nunca li Júlio Verne? Fiquei curiosa e vou procurar sim, com certeza!

Sally disse...

Essa postagem me fez sentir velha...

Eu também ficava pensando em como seria bom um telefone que mostre a cara da outra pessoa, para mim isso era algo impossível, quase um eletrodoméstico do Jetsons!!!

Ai... meus 30 anos. Como dói...
hahahaha

fulana disse...

Volta ao mundo em 80 dias é extraordinário. Confesso que li/vi por obrigação (literatura para a graduação de jornalismo), mas, de fato, muito visonário!

Beijos,
Zin
corporativismofeminino.com

FlaM disse...

"eu vivo sempre no mundo da lua..."
O troféu fora da casinha continua sendo seu, Paulinho! E de muitos mais, graças a deus!
bj, f

Paulo César Nascimento disse...

Pepper: que bom! Ler é uma dádiva! Bjs

Drama Queen: esse vívio eu também tenho e não quero perder. Bjs

Heleninha: é uma leitura mais pra crianças e adolescentes, então tem que entrar no espírito da coisa. Bjs

Sally: os eletrodomésticos dos Jetsons e dos Flintstones sempre me deixaram maravilhado. Bjs

Zin: ainda bem que de vez em quando nos obrigam a algo bom, né? Bjs

Flávia: obrigado! Depois tem que pedir pra Tita criar o troféu! Bjs

Alline disse...

Eu Postei, mas não vi...

 
design by suckmylolly.com