domingo, 8 de fevereiro de 2009

Contrato pré-chifre


Uma dúvida que me assola a mente de vez em quando é a seguinte: se a verdade e a felicidade não coincidirem, qual preferir?

Dependendo da situação, a resposta muda. No entanto, em um caso já firmei convicção: caso eu seja corneado, prefiro não saber, exceto se o relacionamento for acabar por esta razão. Resolvi comunicar esta filosofia às pessoas que me são próximas, pois seriam as que provavelmente me contariam nessa situação hipotética. A reação geral foi de espanto, uma vez que o contrato padrão pré-chifre é: "não me chifre, mas, se chifrar, conte-me. Aí eu decidirei se terminarei tudo ou apenas infernizarei o resto de sua vida, jogando o episódio em sua cara toda vez que nós discutirmos." Nem sempre este contrato é verbalizado, mas geralmente é o que vale.

O problema em defender outro tipo de contrato - e com isso outro tipo de relação - é que os outros ficam incomodados. O Foucault já matou essa charada em Microfísica do poder, mas, pra quem não leu, o resumo da ópera: nós todos nos fiscalizamos mutuamente. Um que proponha ruptura das normas acaba por ameaçar todo o sistema. Por isso, caso eu mantenha minha proposta de optar pela felicidade em caso de cornice, mantendo-me um corno ignorante, certamente serei alvo de deboches até que alguém não resista e me conte, só de sacanagem.

Note-se: eu não quero ser corno, só que isso não é decisão minha. O que quero negociar é um contrato pré-chifre fora do padrão. É pedir muito?

8 comentários:

FlaM disse...

NAo, não é! E vc não está sozinho, Paulinho.
Vc sabe que estive casada por 23 anos, né? Mas o que vc nào sabe 'e que t'inhamos exatamente este pacto. Quando passamos a viver juntos a monogamia absoluta me parecia muto improvável. Não tinha como acreditar que pudessemos passar os proximos 23 anos com exclusividade total um sobre o outro, mas relacinamento aberto tb nem pensar! Muito sofrido! Entáo havia esse pacto, se algum dia rolar algo por fora, me poupe! Não quero saber! E quando nos separamos, eu "contei" não houvera mais ninguém. E ele me confiou que com ele tb. E eu acredito!
Ah pq esse papo de "corno" nao tem nada a ver!
Vc vai ser um corno assumido e com apoio! pelo menos da minha parte!
KKKKKKKKKKKKKK

Paulo César Nascimento disse...

Flávia: agradeço o apoio, mas não defendo ser "corno assumido" e sim "corno ignorante". Chifres doem muito quando você os descobre. Bjs

milu leite disse...

tô contigo, querido! pra que saber?
já diz o velho ditado: o que os olhos não vêem o coração não sente.
acho que prefiro não saber também. mas sem essa de firmar acordo antes! é assinar contrato em branco. ah, deixa o outro lá com uma culpazinha, se martirizando: conto, não conto? e que ele não me conte!
um amigo me disse uma vez: quem chifra e conta quer apenas se livrar da culpa.
enfim... sem receita, porque a gente muda.
bjos

marlise disse...

Corno ignorante? E se acontecesse o contrário? Você botasse os chifres? Não é melhor ser corno assumido e saber exatamente a situação do relacionamento entre os dois?

Paulo César Nascimento disse...

Milu e Marlise: o que eu defendo é que cada um possa optar. Se a mulher quiser saber, que combine isso comigo. Rola uma pressão social para que chifres sejam sempre desmascarados e punidos. Eu defendo um acordo pessoal e não a submissão à norma nesse caso. Bjs

marlise disse...

Entendi. Então, Paulo, se me permite não concordo. No meu caso, sou muito sentimental e gosto que respeitem meus sentimentos. Prefiro encarar a verdade.

Bel disse...

"Mentiras sinceras me interessam..." dizia Cazuza. Não sei mais o que pensar sobre isso, sempre defendia que prefiro verdades amargas do que mentiras doces, mas hoje, estou quase concordando com Cazuza..

Mudando de assunto, quando bati o olho na imagem desse post, ví outra coisa. Êta imagem subliminar!

schmidt disse...

"SHIfreS HAPPENED".

Mentira Sincera 1 = "Amor da minha vida, daqui até eternidade..." (Cazuza)

Mentira sincera 2 - "O meu amor é uma mentira, que a tua vaidade quer" (Cazuza)


Vote:
Mentira sincera 1 [ ]
Mentira sincera 2 [ ]

 
design by suckmylolly.com