terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Ficatempo


Meus dois relógios estragaram quase ao mesmo tempo. Terei pouco tempo para escrever, pois tenho que levá-los ao conserto a tempo de chegar ao trabalho e bater o ponto. O relógio-ponto do meu lugar de trabalho está adiantado cinco minutos, mas ninguém sabe acertá-lo. Daqui a três semanas as aulas recomeçam, então terei menos tempo livre. Coloquei um prazo para avaliar o quanto isto repercutirá em minha qualidade de vida. Einstein afirmou que o tempo é relativo e depende do movimento. Kant postulou que o tempo é uma das categorias fundamentais do pensamento. Cazuza poetizou que o tempo não pára. O tempo é função da bobagem: sempre que alguém inventa uma piada, os outros dizem "tens tempo..." Tenho nada, se eu tivesse mais tempo, faria conexões entre estas frases soltas.

16 comentários:

milu leite disse...

tempo, tempo, tempo.
tudo passa por ele. o correr dos dias, a suspensão dele, abrir a geladeira, olhar o mar, cortar o cabelo, caminhar, mesmo quando não se dá a menor bola pra sua medida.
tempo, tempo, tempo.
bjo

Cécil disse...

Oi Paulinho...me fizesse lembrar desta: "O tempo foi algo que inventaram para que as coisas não acontecessem todas de uma vez." (Autor desconhecido)

Acho que é isso mesmo...

bjoaks

Ninguém envolvente disse...

Legal rs.. ficou bem amarrado!
Tenho uma frase sobre o tempo, nada a ver com o que vc postou, mas vou dizer mesmo assim rs.. "e nesta curta vida não temos tempo a perder com desistências".. bj

Whateverlyn disse...

Oi mano velho, meu tempo também é dinheiro e desde agora você está me devendo uns tostões.
Hei, isso não é o fim dos tempos, pague quando puder, sem tempo ruim.
Um abraço, ainda em tempo.

Didi Iashin disse...

Então, eu passo por aqui e deixo uma música de Marcos Valle:
"O tempo tem passado tão depressa
que dá para pensar
que o tempo tem agora menos tempo
prá passar
Tudo foi tão ontem, tudo é tão hoje,
em memória de ontem, hoje e amanhã,
rola em silêncio,
rola em silêncio,
como um novelo,
um novelo de lã"
É do LP "No rumo do Sol", de 1974.
Besitos

marlise disse...

Tempo? Pois pra mim se não tomar atitudes o tempo passa e não fazemos nada. O tempo é medido. Envelhecemos. A vida passa. Alguém já disse que o que sobra de nós são as nossas obras. Eternidade? Aí já é outra coisa. Não devemos fazer confusão. Por enquanto nosso tempo é medido. E como!

FlaM disse...

Uma das etnografias mais pirantes, por nos jogar numa alteridade vertiginosa, é a do Geertz sobre o tempo em Bali (Pessoa, Tempo e Conduta em Bali, que está no A interpretação das culturas). Fico tonta só de lembrar. Para os balineses o tempo é outra coisa, complexíssima, a gente fica sem chão!
Ainda bem que tem esse reloginho no cantinh da tela para assegurar minhas crenças...
Tempo, tempo tempo, faço um acordo contigo...

Paulo César Nascimento disse...

Milu: belo texto! Bjs

Cecília: pois na minha vida está acontecendo tudo de uma vez. E agora? Bjs

Ninguém envolvente: e quem desiste de perder tempo? ;-) Bjs

Whateverlyn: pois vou lhe pagar na mesma moeda! Bjs

Didi: você deve ter uma coleção muito interessante, pela amostra que já deu (uma pontinha de inveja). Besos

Marlise: que saudade do tempo desmedido! Bjs

Flávia: eu dei minha cópia desse livro a uma amiga. Vou procurar o texto na biblioteca. Você acha melhor que meu tempo mude e fique meio balinês ou não é vantagem? Bjs

milu leite disse...

fiquei curiosa sobre esse tempo balinês, fla. depois me conta?
paulinho,
obrigada, chet baker!
beijo

FlaM disse...

Bah, milu, não saberia reproduzir. Teria que reler o texto, que faz anos que nao leio. Mas esse cara é a minha grande referência te'orica até hj. Nao me importaria de reler. Mesmo assim, nao sei se saberia reproduzir, pq foi das coisa mais chapantes que li na antropologia, que faz a gente ver como ser humano pode ser outra coisa. Bem outra. Esse texto, para mim é uma das experiências mais radicais do pensar o impensável, muito mais que canibalismo ou outros "exotismos".
Desculpa aí, Paulinho!

Paulo César Nascimento disse...

Flávia: desculpas por falar no Geertz no meu blog? Que nada, o cara é ótimo, pode trazer as discussões dele pra cá, faço até gosto. Bjs

Danielle Uchôa disse...

A falta de tempo nesse momento tem me feito até bem. Meu dia agora é todo preenchido comigo mesma. Até que tenho aprendido boas lições.

Drama Queen disse...

Tô com Cazuza e não abro.

Paulo César Nascimento disse...

Danielle: pelo menos tem sido produtivo, né? Bjs

Drama Queen: é verdade, pena o preço que ele pagou pra ficha cair. Bjs

Bel disse...

Segundo minha professora de Algebra linear, o tempo é a quarta dimensão.
Vivemos em R4, dizia ela!

Schmidt disse...

É, tens tempo!

 
design by suckmylolly.com