segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Devorando livros


Aproveitei para colocar a leitura em dia nas últimas semanas. Rondas de Escárnio e Loucura, de Sérgio Faraco, é um livro de contos que recomendo: histórias concisas, cortantes, sem floreios desnecessários ou recursos "vejam como eu tenho estilo e sou de vanguarda". O fato dele não ser um autor muito conhecido fora do sul do país é facilmente explicável em um mundo de crepúsculos, melancias e margens do Rio Piedra. Li também Leite Derramado, do Chico Buarque. Embora eu o considere melhor letrista do que romancista, a leitura também é agradável. Pelo fato do Chico não ser Psiquiatra ou Psicólogo, falta um pouco mais de pesquisa para nortear os esquecimentos e confusões do protagonista, porém isso não chega a comprometer. Em seguida, li Inferno, de Patrícia Melo. O começo não me agradou muito, pois logo ao início ela usa a escrita truncada como recurso em uma personagem, mas é apenas para representar o pensamento truncado do sujeito. Porém, o leitor descobre isso apenas se for adiante, quando a escrita passa a fluir e outras personagens são apresentadas. Um bom romance, ambientado nos morros cariocas. Para quem gosta de ver a miséria de fora, com bastante narcotráfico e sem risco de balas perdidas, uma leitura que prende. Por fim, comecei a ler Divã, de Martha Medeiros, e Hombres y engrenajes, de Ernesto Sabato. Depois eu comento.

2 comentários:

André Ursípedes disse...

Paulo,

Saiba que eu acompanho o seu blog, também. Ele pode não ser o melhor do mundo, nem o segundo - porque já registrei as marcas em cartório -, mas sem precisarmos ser condescendentes, ele é certamente o terceiro melhor blog do mundo!

Rapaz, a ideia da entrevista com o Telê é muito boa. A princípio eu estou tentando postar somente textos jornalísticos - esses que eu postei até hoje são sobras de um freela -, mas se eu mudar de ideia, certamente entrevistarei o finado e querido mestre Telê Santana!

No mais, tudo em cima? Continue entrando lá no blog. Ele está com uma média ótima de 3 visitas por dia!

Abraço!

André

Alline disse...

Boas sugestões!
Mas esse da Patrícia Melo só pego depois de ler O Matador.
Beeeeeeeeeijo

 
design by suckmylolly.com